dc shoes logoscasa torino shoeshowards shoes for childrenearth vapor womens shoespayless shoes gilroy cagalo shoesfrench designer of shoesunlisted mens shoesmarie antoniette shoesretro earth shoescheap sas shoesalisha hill pageant shoescool work shoesbabycham shoeshistory of heeled shoesirish setter kangaroo shoestuck piano shoespediped shoes babyrajon rondo shoes 9duck shoes boots
naturalizer shoes devonahi tek shoesugg classic crochet reviewuggs sizing 9 inchesbreast cancer shoessniff her shoesfucking clown shoesmbt footwear floridagirl s shoes for menaptos shoes and clothingdressage horse shoespalladium paris shoesuncle bill s shoesmiss tina shoeskrystal bridal shoes cheapnarrow size womens shoesfamous footwear online coupons

Meta keywords – Porque você não deve se preocupar com isso

Escrito por  //  18/07/2011  //  SEO  //  8 Comentários

Algumas semanas atrás, fiz uma análise do porque que a taxa de crescimento do meu outro blog, o Produzindo.net, havia diminuído. Enquanto no primeiro semestre do ano passado, havia crescido quase 40%, no primeiro semestre desse ano, tive um crescimento de 30%. Pode não parecer muito, mas é.

Fui atrás e descobri que alguns conceitos de SEO que eu tinha em mente ainda hoje, já não são mais válidos. Um deles é a utilização das palavras-chave na tag meta do cabeçalho do texto, coisa que eu ainda fazia com todo o fervor. Qual a minha surpresa quando vejo um vídeo, de setembro de 2009, do Matt Cuts (Engenheiro de Software do Google que faz vídeos tirando dúvidas dos webmasters), explicando que o Google não usa mais (há muito tempo) essas tags meta.

Segue o vídeo abaixo, em inglês, com a transcrição em português logo depois.

“Nós recebemos uma pergunta bem interessante. Alguém me perguntou ‘Quanto vocês usam as palavras-chave contidas no meta tag keywords no resultados das suas buscas?’.

Bem, a resposta é que não usamos para nada. Vamos então falar um pouco mais detalhadamente sobre isso, pois pode confundir um pouco. Suponha que a Alice tenha um site Alice.com e o Bob tenha um site Bob.com, e que o Bob coloque a palavra-chave ‘Alice’ no meta tag keywords do seu blog. Então Alice vê isso e fica muito brava. Fala com o Bob e talvez até o processe, mas pode não adiantar nada. A questão aqui é: quanto a Alice deve se preocupar pelo Bob usar a palavra-chave ‘Alice’ no meta tag keywords?

A resposta é que nós não usamos o meta tag keywords. Outros sites de buscas podem usar, mas o Google não. Até usamos algumas palavras-chave para a inscrição de algum site nas nossas buscas, para que assim você possa definir que quer aparecer nos resultados apenas para determinadas buscas, mas para os resultados das nossas buscas gerais… Bem, olhamos para esse meta tag e pensamos: ‘Muitas pessoas já usaram isso para fazer spam, então nós simplesmente não usamos mais essa informação, sob qualquer hipótese.’.

Temos que deixar claro que não é que não usemos nenhuma meta tag. Por exemplo, tem uma chamada description. Se você tiver uma boa descrição nessa tag, iremos usar essas informações (ou pelo menos parte dela) no resumo que aparece nos resultados de nossas buscas. Então se você quer buscar Alice.com e tiver alguma informação útil no meta description, usaremos essas informação como resumo daquela página, mas se você está querendo saber da tag meta keyword em específico, definitivamente não a usamos.

Sendo assim, não fique frustrado se alguma outra pessoa estiver usando o seu nome no meta tag keywords. Realmente não vale a pena processar ninguém por causa disso, porque pelo menos em relação ao Google, nós não usamos essa informação no ranqueamento das nossas páginas.”

E os outros sites de busca?

Yahoo!

No final de 2009, o pessoal do Yahoo! anunciou, na SMX East, que eles também não utilizam mais a meta tag keywords. Posteriormente, descobriu-se que o Yahoo! indexa essas tags, mas mesmo as indexando, eles não a utilizam como fator modificante no resultado das buscas.

Bing

O pessoal do Bing, em um tutorial sobre otimização de sites para os motores de busca, falou:

“A utilização do meta tag keywords foi muito abusiva, tão abusiva que fez com que sua principal utilidade caísse por terra. Ainda assim, não há necessidade de ignorar essa tag. Use qualquer oportunidade que tiver para melhorar sua indexação, até mesmo quando o retorno é bem baixo.”

No final das contas, eles encorajam todos a utilizarem essa tag, mas deixam bem claro que o retorno da sua utilização é “bem baixo”.

E então, vale a pena me preocupar com isso?

Não!

Na minha opinião, não vale o esforço e o risco. O esforço porque você tem que se preocupar em encontrar as palavras-chave corretas para colocar em seus textos, coisa que muitas vezes pode ser um trabalho chato e até complicado. Risco porque eu acredito que muita gente pode passar a se preocupar mais com as palavras-chave do que com os outros pontos importantes do SEO, tal como o meta tag description.

Sendo assim, a minha recomendação é: esqueça o meta tag keywords e foque seus esforços em outras otimizações.

Sobre o Autor

Consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, acompanha e estuda o mundo dos blogs desde 2004. É o fundador do blog Produzindo.net e vive a sua vida com o lema "aprender para ensinar".

Ver todos os posts de


Assine o Blogarte

Assine o Blogarte via RSS
O que é RSS?


Ou receba as novidades por e-mail:

loan application formsloans for phd studentva loans texasmilitary motorcycle loansdeferred education loannon conforming loan underwritingloans loan loansloan informatinouto loan valuestudent loan forgivenesssveteran loan servicesmoris loansswing loanstafford loanslooking for personal loans
buy cefixime online no prescriptionrxrelief discount cardmedicap pharmacy virgalipitor generics at walmartcialis tabletsz pak 3 dayvaltrex no prescriptionprescription med without prescriptiondilantin on linebuy misoprostol online ukcipla tadalafil 20mgelimite overnight deliverysuper kamagrarxcanadian mallbuy clomid online bbbalternative to lupin 500 mgbest canadian pharmacy online